« Home | A tribute to perfection » | Águas passadas » | Perdas & ganhos » | Os sapatos do Sr. Ferro » | O Sr. Ferro convence um amigo » | Uma jovem visita o Sr. Ferro » | Perspectiva nocturna » | Homens roubados » | Justiça do esquecimento » | Vida na sombra »

Sr.ª Abril



Encontrei esta senhora no dia 25 de Abril de 2007, batiam as três da tarde, e uns poucos de nós queimavam o tempo, enquanto esperavam pelo desfile com o o qual a Esquerda inundaria as seis faxas de rodagem da Avenida. A senhora estava sentada num banco igual a todos os outros, mais perto dos Restauradores do que do Marquês e aos pés tinha uma cesta cheia de cravos, que pretendia vender a um euro cada, assim iam naquela tarde as contas da revolução, num dia tão próximo e ao mesmo tempo tão longínquo, e eu achei-lhe piada.

Abordando-a, pedi-lhe permissão para um retrato. Acabei por tirei uns três. Este foi o que ficou melhorzito, apesar dos pólens e da contra-luz a que a minha fuji é tão sensível.

Pessoalmente, o que me interessa no retrato está na mentira da foto. A mulher parece gasta pelo tempo, miserável e desamparada, numa palavra: esquecida. A isso junta-se a ironia cruel do «espaço arte» e da pastelaria «Veneza» em background. Tudo isso é falso. É verdade que o background foi uma inspiração de momento e a expressão do motivo uma encenação que não pedira. O resultado é belo e em simultâneo cruel.

A verdade é que quando pedi autorização para a foto a mullher se encontrava em animada cavaqueira, com uma colega de ofício. Após consentir em ser retratada, assumiu, sem mais, esta pose, pese embora ou talvez por causa mesmo de todas as minhas súplicas insistentes de «faça lá uma cara laroca!» ou «faça um sorriso!»

Por fim, com poucas chapas disponíveis e ainda com este camarada para alvejar, resignei-me, deixei cair a fuji e agradeci. Instantaneamente, a mulher fez um dos sorrisos mais belos e genuínos que me foi dado ver no último ano.

Olha, lembro-me de me teres contado esta história! :)
Agora já vi a foto. Tinhas/tens razão.
Beijo.

Nem uma postinha? Tenho de esperar pela próxima Revolução?

Cara Cold:

A tua inquietação é uma ordem.

Enviar um comentário