Águas passadas
Ao contrário do futuro, reino da incerteza, o passado é terreno percorrido e cartografado. Por isso, o passado é seguro. E como todos prezamos a segurança, temos tendência demasiadas vezes para viver no passado e poucas hipóteses concedermos à insegurança do futuro. Mesmo quando é amargo e doloroso o passado é sempre certo e seguro. Paradoxalmente, a única coisa certa e segura no futuro é aquela que mais nos esforçamos por evitar.
Caro senhor: espero que não me obrigue a activar a moderação de comentários. As suas elegantes palavrinhas, como vê, foram apagadas, assim que delas tomei conhecimento. Isto aqui não é a casa da sogra, nem tão pouco o seu chiqueiro. Agradeço-lhe que não volte a conspurcar este espaço.
Posted by Lúcio Ferro | 2 de abril de 2008 às 18:24
Evitar a incerteza? Se as pessoas soubessem o que é certo no futuro, se calhar, seria isso que procurariam evitar: a certeza.
Beijo
Posted by Marta | 5 de abril de 2008 às 11:26
Pois, realmente o ser humano é feito de contradições :-)
Kiss
Posted by Lúcio Ferro | 5 de abril de 2008 às 15:38
"Ao contrário do futuro, reino da incerteza, o passado é terreno percorrido e cartografado. Por isso, o passado é seguro. E como todos prezamos a segurança, temos tendência demasiadas vezes para viver no passado e poucas hipóteses concedermos à insegurança do futuro."
Recordo-me de termos discutido este tema numa conversa que vamos ter daqui a seis meses.
Posted by António Conceição | 10 de abril de 2008 às 19:12